30 de junho de 2011

Capítulo 4 - Pré-Síntese - A dificuldade de acesso às tecnologias é uma violência contra o cidadão...

Tecnologia que visa somente os ganhos "materiais", ou seja, baseado no capitalismo, jamais será algo bom para a vida do ser humano.

O sistema propaga que a ciência e a tecnologia podem resolver os problemas da humanidade, e em quase todos os casos mostram apenas o lado positivo de seus projetos, ocultando os riscos, que na maioria das vezes, são fatais a saúde ou psique humana.

Há uma violência nesta atitude, e não são apenas as consequências que as más tecnologias podem causar ao ser humano, mas primordialmente ao fato de que não nos informam sobre tais riscos, protegendo seu produto, garantindo sua venda, arrecadando fundos e perpetuando sua ciência e tecnologias maquiadas por ótimas propagandas, incluindo-se o fato de que os consumidores/usuários de tais tecnologias, não possuem uma mente crítica o bastante para questionar tudo o que lhes é
apresentado, facilitando, assim, o trabalho de quem quer apenas ganhar ao custo da saúde e vida de outras pessoas (as massas por assim dizer)

A tecnologia em geral, fundamentada no capitalismo, faz com que a economia seja muito mais dinâmica, e com isso os nossos valores mudam, transformando a nossa sociedade, nossa realidade.

É possível que com o avanço das tecnologias, aumente também o nível de violência nas ruas, assim como o tráfico e uso de drogas, o desemprego, a instabilidade, a fome, a qualidade de vida cair a desigualdade social se tornar ainda mais contrastante.

É certo que na tecnologia há inúmeros benefícios, um exemplo é a eletricidade. Nós á utilizamos largamente e nem nos damos conta disso. Nem me imagino vivendo sem terem descoberto que em algumas matérias, os elétrons podem se separar de seu núcleo, tornando-se elétrons livres, e que ao se moverem de um ponto a outro, com a força de um gerador, podem produzir eletricidade, tudo graças a ciência e tecnologia.

Mas o método como produzimos energia é correto? Todos têm acesso a energia elétrica? As consequências causadas a natureza são levadas em conta quando se fala dos benefícios da produção de energia?

Outro modo da tecnologia ser útil e benéfica, é que na rede (internet), podemos aprender quase tudo que queremos. Até mesmo cursos são oferecidos gratuitamente, e mesmo que sejam em outro idioma, podemos participar de aulas de inglês online, por exemplo, também grátis, e com direito a certificado.
Em contrapartida, quem não tem acesso á essas tecnologias, acaba "ficando para trás", perdendo espaço no mercado de trabalho, vendo o mundo avançar(?) acabar cada vez mais. Isso é exclusão digital, digo que social, pois é o mesmo que nadar contra a correnteza das massas, mas não por vontade própria.

A exclusão digital remonta o cenário citado nesta síntese,
É possível que com o avanço das tecnologias, aumente também o nível de violência nas ruas, assim como o tráfico e uso de drogas, o desemprego, a instabilidade, a fome, a qualidade de vida cair a desigualdade social se tornar ainda mais contrastante.
Resumindo, aumento na criminalidade, na falta de segurança, na infelicidade.

Em qualquer atitude do ser humano, se baseada apenas em interesses econômicos, seja a ciência, tecnologia, religião, esporte, política, cultura em geral, o resultado será apenas um: A violenta exclusão.
E que resultado esperar? O caos, ou inferno, como prefiro pensar.

Para complementar um vídeo colhido no you tube.


0 comentários:

Postar um comentário

 

Prosa e Meia © 2010

Blogger Templates by Splashy Templates